Teoria das Cores

Blog da JUL
Home / Cores / Teoria das Cores

A COR AZUL

Percepção e significado da cor azul, segundo a Psicologia das Cores
O azul é associado à harmonia e ao equilíbrio, pois do ponto de vista psicológico fica distante do vermelho, que representa a paixão e os sentimentos radicais.

Não à toa, o azul é uma das cores associadas à paz.
É também percebido como uma cor fria, porque nossa pele fica azulada quando estamos com frio.
O gelo e a neve também apresentam uma cintilação que beira ao azul.
Nos ambientes, o azul causa uma sensação de espaço aberto, pois as montanhas ficam azuladas no horizonte e esta também é a cor do céu.
Espaços abertos permitem a entrada de frieza, sendo assim o azul é uma cor pouco aconchegante.
Na tradição antiga, o azul era uma cor que simbolizava o feminino, por passar a sensação de algo passivo, plácido e introvertido. Além disso, a água também está no domínio do feminino.
Atualmente, o azul é mais associado ao masculino, já que o feminino passou a ser vermelho (veja mais abaixo os detalhes desta mudança) e estas são cores, em vários sentidos, opostas.
Esta sensação de passividade leva o azul a ser a cor mais usada em embalagens de produtos para dormir, tranquilizantes, roupas de cama, pijamas e camisolas. Por isso, o azul também é a cor do sono e dos sonhos.

A COR AZUL NA ARQUITETURA SENSORIAL:
Tranquilidade, serenidade, sinceridade, quietude, equilíbrio, atua de forma suave no sistema nervoso, introvertido, infinito, é repousante; se não usar em excesso!

Segundo a Arquitetura Sensorial, os tons azulados podem mudar completamente a vibração de um ambiente (e de quem está nele!).
Se o azul tiver um pouco de amarelo, ele transmite alegria e dinamismo; se misturado com vermelho (tornando-se: índigo, púrpura), relaciona-se com energias mais fortes e ativa a sabedoria!
As personalidades do elemento madeira são incentivadas e estimuladas com os tons de azul por representarem o elemento água.
Muito adequado pela sobriedade e elegância da cor. A cor remete à sabedoria e ao poder do inconsciente.


A COR AMARELA:

Percepção e significado da cor amarela, segundo a Psicologia das Cores
No que se refere ao significado, o amarelo é uma cor ambígua. Ao mesmo tempo em que é associada à recreação, à jovialidade e ao otimismo, também o é ao ciúme e à hipocrisia.
Por isso, para denotar sentimentos mais específicos, é bastante importante analisar o amarelo em conjunto com outras cores (veja mais abaixo alguns arranjos).
Assim, a cor dos otimistas é o amarelo, pois possui uma disposição ensolarada. Além disso, esta cor é lúdica e irradia como um sorriso. Mas, ao mesmo tempo, o amarelo também é a cor da cobiça desmedida e de sentimentos que causam a raiva.

A COR AMARELA NA ARQUITETURA SENSORIAL:
É luminoso, representa a alegria, é uma cor revitalizante, estimula a atividade mental, significa fartura!
As cores tem grande influência em nossa vida, saiba utilizá-las com sabedoria aqui os tons de amarelo são especiais para nos transmitir um efeito de luz,
Algumas sensações do paladar são atribuídas: como refrescância e o amargo, isso porque associamos ao limão que é uma fruta ácida e azeda.
O nojo e o impuro também são amarelos, como aquela expressão o sorriso amarelo. Por conta de sua simbologia, o amarelo está presente em muitas situações do cotidiano, ele é a cor da atenção (de grande importância para a sinalização de trânsito!).
Para o uso nos ambientes a cor amarela representa uma das cores associadas ao elemento terra, o horizontal, os elementos provenientes da terra. Precisa tomar cuidado com o excesso dessa cor para não provocar confusão nos pensamento.

As combinações com o amarelo podem resultar em sentimentos e sensações completamente diferentes, por isso é necessário ter bastante atenção ao empregá-lo.


O lúdico: amarelo, laranja e vermelho


A amabilidade: amarelo, azul, rosa, laranja e verde


O otimismo: amarelo, verde, azul e laranja


A inveja: amarelo, verde, cinza e preto


A avareza: amarelo, cinza, preto, marrom e verde


O ciúme: amarelo, verde, preto e violeta


A hipocrisia: amarelo, violeta, preto, verde e marrom


A COR VERMELHA:

Percepção e significado da cor vermelha, segundo a Psicologia das Cores
O simbolismo do vermelho possui associação forte ao fogo e ao sangue, os quais possuem um caráter existencial em todas as culturas. Assim, sentimentos e sensações transmitidos pelo vermelho tendem a ser compartilhados por pessoas de todo o mundo e através dos tempos.
O vermelho é a cor que representa as paixões, do amor ao ódio, das boas às más intenções. É também a cor do erotismo e da sedução. Não à toa, também é associado a coisas proibidas e imorais.
Quando o sangue sobe para a cabeça, o rosto fica vermelho. Isso pode acontecer com nervosismo, timidez, raiva, entre outras emoções fortes.
O fogo, embora possa ter diversas cores, é tido como vermelho. Quando um metal fica quente, ele fica vermelho. Por isso o vermelho tão associado ao calor.
Na tradição antiga, o vermelho era considerado uma cor masculina, já que representa a cor da força, da atividade e da agressividade.
Era a cor usada em pinturas corporais por indígenas brasileiros antes de ir para a guerra e também para cerimônias religiosas.
De certa forma, o vermelho é mudança e é o oposto do azul, que tende ao passivo e ao delicado.

A COR VERMELHA NA ARQUITETURA SENSORIAL:
Poder, fogo, paixão, extroversão, impulsos, excitação, calor, estimulante, é a cor do império romano. Também sinônimo do proibido, do apaixonante e do amoroso. Utilize-a para “esquentar uma composição num detalhe de acabamento!” Tenha parcimônia no uso do vermelho para quartos e escritórios. O contato direto ao ver muito esta cor pode estressar e alimentar uma certa ferocidade e então alimentar discussões ou “pilhar as pessoas”. Tamanha sua força o vermelho pode sobrecarregar os ambientes, porém bem dosado ele ajuda a balancear o fluxo da energia do ambiente.


A COR VERDE:

Percepção e significado da cor verde, segundo a Psicologia das Cores
O verde é mais que uma cor: é uma ideologia, uma esperança e, também, um estilo de vida.

O verde é a cor da natureza, principalmente a cor da primavera, e a primavera é a estação da fertilidade. A rã, por sua, vez também é símbolo da fertilidade. Além de ser verde, ela põe inúmeros ovos que se assemelham a embriões humanos.
Por ser a cor das coisas que crescem no mundo natural, também é associada à riqueza. Por isso, o dinheiro é visto como verde, independente da cor real que as cédulas possuam.
Por isso o verde também é associado à burguesia. E nos retratos antigos, os burgueses em grande parte faziam-se pintar com um fundo verde.
Além disso, as mesas de jogos, grande entretenimento da burguesia, tradicionalmente são forradas por um tecido verde.
As frutas que não estão maduras são chamadas de “verdes”, independente de sua cor real. Assim, o verde é também a cor da juventude – uma vez que o estágio da imaturidade é associado a esta cor. Aquilo que denominamos como “profissional verde” ou “aluno verde” é aquele que ainda tem muito o que aprender.

A COR VERDE NA ARQUITETURA SENSORIAL:
É a cor que procuramos instintivamente quando estamos deprimidos ou acabamos de viver um trauma. O verde nos cria um sentimento de conforto e relaxamento, de calma e paz interior, que nos faz sentir equilibrados interiormente. Desde 2013 quando a Pantone, nomeou o verde-esmeralda (código 17-5641 na escala) a cor invadiu também a decoração com ainda mais força. Quem se animou com a novidade, pode comemorar: o tom inspira bem-estar, harmonia e equilíbrio. Além disso, a cor está ligada à sofisticação e ao luxo. Quem quer apostar no verde-esmeralda nos ambientes de casa, só tem que tomar cuidado para não saturar demais. O verde representa o elemento madeira, as próprias plantas e as formas retangulares verticais. Nos banheiros ele pode auxiliar elevando a energia junto à objetos que se remetam a Natureza, como o uso das próprias plantas.


AS CORES VIOLETA, LILÁS E O ROXO NA ARQUITETURA SENSORIAL:
São cores de transformação do mais alto nível espiritual e mental, capazes de combater os medos e contribuir para a paz. Elas têm um efeito de limpeza para os transtornos emocionais. Também nos conectam com os impulsos musicais e artísticos, o mistério, a beleza e os grandes ideais – inspirando-nos sensibilidade, espiritualidade e compaixão. Possuem um profundo efeito sobre a mente e são utilizadas pelos psiquiatras para acalmar e tranqüilizar os pacientes que sofrem problemas mentais e nervosos. Estas cores tem o poder de equilibrar a mente e é um estimulante para a imaginação e a intuição. No entanto, as pessoas que se sentem atraídas por estas cores devem ter cuidado para não se deixar o excesso levar a viver num mundo só de fantasias! Em excesso dependendo do contexto e falta de equilíbrio pode levar à incentivar quadros de ansiedade e depressão.


A COR LARANJA NA ARQUITETURA SENSORIAL:
Transmite alegria, otimismo, energia, vitalidade, cordialidade, estimula o apetite, cor de “boas vindas”, é associada a euforia e disposição energética; ótimo para ser usado por crianças tímidas, quando usada em grandes áreas pode causar um pouco de estafa visual. Esta cor libera as emoções negativas, nos faz sentirmos menos inseguros, menos penosos, mais compreensivos com os defeitos dos outros e contribui à vontade de perdoar.
A cor está manifestada em algumas frutas cítricas, como por exemplo a própria laranja ou a tangerina, que nos dá mais energia de ação.
O laranja lembra que a gente pode atuar e fazer, por isso permite que nos estimule a desvendar o todo; e por tal impulso que gera relaciona-se com o sucesso e alcançar a prosperidade!
Use com parcimônia em cozinhas para quem gosta de dieta, e explore em restaurantes, incentivarão os clientes a consumir mais!


A COR ROSA:
É uma cor emocionalmente descontraída, que influi nos sentimentos convertendo-os em amáveis, suaves e profundos.
Nos faz sentir carinho, amor e proteção. Também nos afasta da solidão e nos converte em pessoas sensíveis.
Existem muitas tonalidades de rosa quando se mistura a cor branca ao magenta ou vermelho. Aos tons de rosa claro são atribuídas conotações ligadas ao amor e ao romantismo.
Os tons de rosa escuro estão associados à sensualidade e à sedução feminina.
Cor-de-rosa é costuma ser um tema tradicional dos quartos de meninas no mundo de hoje, no passado a cor mais feminina de todas era a cor azul.
Representa a fantasia, o encantamento e o mundo mágico vivido pelas princesas nos contos infantis. É a cor preferida das meninas e adolescentes, expressando meiguice, doçura e inocência.


A COR MARROM:

É a cor da Mãe Terra.
O marrom nos dá a sensação de estabilidade e afasta a insegurança.
No entanto, está relacionado à repressão emocional e ao medo ao mundo exterior, também à estreiteza de planos para o futuro quando usados em excesso.
Com freqüência se relaciona o marrom com a carência de auto-valoração, uma falta de conhecimento sobre si mesmo.
Palavras chaves da cor marrom: estabilidade, realismo, cautela, fertilidade, proteção.
É a cor que mais se remete ao elemento terra, à firmeza, a valorização dos elementos que nos conectam à Natureza, a própria terra, as cerâmicas, as formas horizontalizadas e ao centro das edificações.


A COR BRANCA NA ARQUITETURA SENSORIAL:

É a junção de todas as cores do espectro de cores. É definida como “a cor da luz”, em cores-luz, ou como “a ausência de cor”, em cores-pigmento.
É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima.
A cor branca é a mais pura de todas, assim representa: pureza, paz, limpeza.
É a cor mais protetora, contribui à paz e ao conforto, alivia a sensação de desespero e de choque emocional, ajuda a limpar e aclarar as emoções, os pensamentos e o espírito. A cor branca também simboliza a virtude e o amor a Deus. É uma cor que sugere libertação, que ilumina o lado espiritual e restabelece o equilíbrio interior.
Se você precisa de tempo e espaço em sua vida porque se sente pressionado, a cor branca é que pode dar a sensação de liberdade para esquecer-se das opressões.
Um ambiente branco proporciona frescura, calma e dá idéia de maior espaço, proporcionando a sensação de liberdade. Já em excesso, pode dar a impressão de frieza, vazio e impessoalidade, por isso, sugere-se a conjugação com objetos coloridos.
O branco oferece uma combinação perfeita com qualquer outra cor. Use e abuse dessa Luz!


O PRETO NA ARQUITETURA SENSORIAL:

É ao mesmo tempo cor que imprime certa sofisticação, luxo modernidade, abstracionismo junto com mistério.
Está relacionado com o silêncio, o infinito.
Do latim pressus, “apertado, denso, comprimido”, de premere, “apertar, espremer” expressava a noção de que se tratava de uma cor onde existiam muitos (ou todos) os pigmentos.
O preto transmite introspecção, favorece a auto-análise e significa também dignidade.
Produz uma diminuição aparente nas formas e volumes.
Em excesso pode ser opressivo e triste. Dependendo de como é usada é uma cor que nos ajuda a nos isolarmos e escondermos do mundo.
palavras chaves da cor preta: sofisticação, elegância, sobriedade, mistério, status.


A COR BEGE NA ARQUITETURA SENSORIAL:

É muito utilizada na decoração, promove a sensação de aconchego, segurança e conforto.
O bege é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico.
O bege simboliza uma variação do marrom e, portanto, é fixo como a terra, mas suave como a areia.
O bege é uma cor única no espectro, ela pode ter tons frios e também tons quentes, dependendo apenas das cores que estão a sua volta.
O calor do marrom e a frieza do branco dão a essa cor tal propriedade. Na maioria dos casos o bege é uma cor conservadora usualmente utilizada como cor de fundo e relacionada a piedade e fidelidade. Ele absorve as características das cores ao seu redor gerando um efeito em si mesmo, além de harmonizar, é uma tonalidade que se convoca quando a intenção é não causar impacto, serenar, aquecer. Cada cor, claro, tem sua função na hora de compor a decoração de um ambiente. Mesmo que seja a de não interferir em nada. Uma cor como areia, palha e bege, todas muito semelhantes, acaba sendo fundamental quando se tem outros tons pulsantes por perto. Democráticos, os neutros aceitam o que vier. A famosa frase “combina com tudo” parece ter sido inspirada num momento de profunda contemplação destes tons tão isentos de atrito.


A COR CINZA NA ARQUITETURA SENSORIAL

A cor cinza está associada à independência, à auto-suficiência, ao auto-controle: é uma cor que atua como escudo contra as influência externas.
É uma cor bonita, versátil, imponente e ao mesmo tempo discreta, dependendo de como é inserida ao ambiente.

Esta significa neutralidade, elegância e sofisticação e até mesmo ausência de emoção, por ser essa cor neutra ela não estimula nem tranquiliza, então acaba sendo interpretada como uma cor sem movimento. Mas é perfeito para servir de pano de fundo de cores vivas e intensas, harmoniza-se com todas as cores.

Palavras chaves da cor cinza: estabilidade, generosidade, grandes dotes organizativos, dotes humanitários, isolamento, independência.

Esta cor faz parte do elemento metal, junto ao branco, aos objetos metálicos e de formas arrendondadas.

Todas as imagens são meramente ilustrativas