Introdução ao FENG SHUI

Blog da JUL
Home / Feng-Shui / Introdução ao FENG SHUI

Dentro do conceito da Sabedoria Chinesa, pode-se dizer que Feng Shui é a arte de viver em harmonia com as Forças da Natureza, sendo sua expressão máxima o encontro com nossa harmonia interna, através do conhecimento de como a Natureza opera a maravilha da vida, dentro dos ciclos essenciais que agem em todas as coisas.

Do ponto de vista prático, pode-se dizer que Feng Shui é a “ciência do Bom Senso”, através do desenvolvimento da percepção e da intuição, aplicadas à regras matemáticas aliadas à astrologia oriental. Na realidade Feng Shui relaciona-se intimamente com a busca de lugares ideais para a instalação do ser humano, pois segundo seus princípios, a sorte da pessoa estaria relacionada à construção de suas casas. Existe também uma correspondência entre os cinco elementos da Natureza: madeira, terra, fogo, água e metal. É preciso observar a relação dos cinco elementos entre si, pois uma combinação que permite gerar ou destruir um ao outro.

Para que qualquer coisa possa ser entendida, é necessário que se estabeleça o mínimo de “ordem”. O Feng Shui pode ser utilizado com bom proveito em qualquer etapa da realização de uma nova construção.

O ideal é que o Estudo de Feng Shui seja feito concomitantemente ao primeiro estudo do projeto, quando são definidas a implantação no terreno, o formato da construção e a posição relativas dos cômodos dentro da construção, bem como as circulações internas. Todos esses aspectos de um projeto podem influenciar favoravelmente o potencial energético de uma construção, se elaborados de acordo com o Feng Shui.

A segunda etapa recomendada para aplicação do Feng Shui seria durante uma reforma de um imóvel. Nesta etapa, podem ser modificados os usos dos espaços, as cores dos ambientes, materiais de revestimentos, conforme sua necessidade.

E por fim pode-se realizar um estudo quando irá decorar ou redecorar um imóvel, ou quando a necessidade de sentir-se melhor dentro de um ambiente se faz necessário: a consultoria é aplicada em cima do layout propondo modificações na distribuição do mobiliário, objetos e cores, obtendo-se ótimos resultados.

O Feng Shui é uma combinação de Arte e Ciência, praticada na China há mais de Três Mil Anos, cujo objetivo é manipular as energias do ambiente para que ele exerça a melhor influência possível sobre seus ocupantes. Este pode ser trabalhado com igual eficiência em residências e ambientes de trabalho.

Nós somos parte do Universo e devemos estar em Harmonia com Ele.

O Estudo de Feng Shui nos permite manipularmos o nosso ambiente e nos posicionarmos corretamente para que possamos nos beneficiar do fluxo das energias geradas pelo Universo, pela Terra e pelas Construções.

O estudo de Feng Shui realizado por um arquiteto dentro da Arquitetura Sensorial é capaz de criar um projeto que potencializa a harmonia e a felicidade de quem habita com espaços concretizados na forma x função x cognição sensorial e afetiva com responsabilidade espiritualista.

Namastê.

Imagens meramente ilustrativas